PUBLICIDADE

Descoberta lâmpada com símbolos do Segundo Templo

PUBLICIDADE

NOTICIACRISTIANA.COM-Uma descoberta arqueológica única foi realizada em Jerusalém, onde foi encontrada uma rara lâmpada de óleo de cerâmica, decorada com imagens de elementos usados no Segundo Templo.

O artefato, que data do período romano, foi encontrado no Monte das Oliveiras, conforme anunciou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) em 26 de fevereiro.

A lâmpada, que se acredita ter sido usada há cerca de 1.700 anos, é um dos poucos vestígios que demonstram a presença judaica em Jerusalém entre os séculos III e V d.C., após a expulsão dos judeus da cidade após a repressão à revolta de Bar Kojba em 135 d.C. A peça foi encontrada em estado intacto, o que a torna uma raridade no campo arqueológico.

A decoração da lâmpada inclui símbolos religiosos ligados ao Segundo Templo, como a menorá, uma pá de incenso e um lulav, elementos chave dos rituais judeus.

“Essa descoberta é excepcional, já que a evidência de assentamentos judeus em Jerusalém nesse período é mínima”, comentou Michael Chernin, diretor da escavação.

O arqueólogo Benjamin Storchan destacou que o artefato pertence a um tipo conhecido como “Beit Nattif”, nome dado a um ateliê de produção descoberto na década de 1930.

Memória do Templo

 Lâmpadas com decorações de menorá são extremamente raras, e apenas alguns exemplos semelhantes estão registrados no arquivo de Tesouros Nacionais.

O ministro de Patrimônio, Amichai Eliyahu, destacou que essa descoberta simboliza a conexão do povo de Israel com sua herança e com a memória do Templo, ressaltando sua importância cultural e religiosa.

A lâmpada será exibida ao público durante a festividade de Hanukkah, juntamente com os moldes de pedra usados para sua fabricação.

PUBLICIDADE

NOTICIACRISTIANA.COM – Você tem notícias locais, testemunhos ou eventos cristãos? Convidamos você a enviá-los para o NoticiaCristiana.com através deste link: Envie suas notícias aqui. https://noticiacristiana.com/envio-de-noticias.


Compartilhe este artigo

No puede copiar contenido de esta página