NOTICIACRISTIANA.COM- A Corte Penal Internacional (CPI) emitiu na quinta-feira ordens de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, seu ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e vários membros do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
As ordens estão relacionadas com o conflito em Gaza, que já dura mais de um ano, e com o ataque de outubro de 2023 contra Israel, que desencadeou a ofensiva israelense em Gaza.
Em um comunicado, Netanyahu rejeitou veementemente as ordens de prisão, qualificando-as de “absurdas e falsas”, e defendeu a justiça das ações militares de Israel em Gaza. O líder israelense afirmou que seu país está comprometido com a defesa de seus cidadãos e com a proteção do estado de direito.
Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou seu apoio a Israel e criticou o procurador-chefe da CPI, Karim Khan, pela solicitação, afirmando que Israel tem o direito de se defender do Hamas. As autoridades israelenses, juntamente com o Hamas, também rejeitaram a decisão da CPI, acusando o tribunal de ser tendencioso.
A Corte Penal Internacional afirmou que havia evidências razoáveis para acreditar que Netanyahu e Gallant privaram intencionalmente a população civil de Gaza de suprimentos vitais, como alimentos, água, medicamentos e eletricidade.
Netanyahu e Israel
Além disso, a CPI emitiu uma ordem de captura contra Mohammed Deif, líder do Hamas, pelos ataques que provocaram a ofensiva israelense.
Embora essas ordens de prisão sejam significativas do ponto de vista legal, seu impacto prático é limitado. Israel e os Estados Unidos não são membros do tribunal, e a CPI depende da cooperação internacional para cumprir as ordens de captura. Portanto, é improvável que os acusados enfrentem julgamentos em Haia no curto prazo.
Publicado por: NOTICIACRISTIANA.COM. Agradecemos sua fidelidade com nosso meio de comunicação. Convidamos você a se inscrever em nosso boletim informativo e a ativar a seção de notificações na página principal do nosso site.